MEUS SEGUIDORES

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

MENSAGEM DO DIA " OS VÁRIOS TIPOS DE AMOR"





Os Vários Tipos de Amor


Parece-me que podemos, com maior razão, distinguir o amor em função da estima que temos pelo que amamos, em comparação com nós mesmos. Porque quando estimamos o objeto do nosso amor menos que a nós mesmos, temos por ele apenas uma simples afeição; quando o estimamos tanto quanto a nós mesmos, a isso se chama amizade; e quando o estimamos mais, a paixão que temos pode ser denominada como devoção. Assim, podemos ter afeição por uma flor, por um pássaro, por um cavalo; porém, a menos que o nosso espírito seja muito desajustado, apenas por seres humanos podemos ter amizade. E de tal maneira eles são objeto dessa paixão que não há homem tão imperfeito que não possamos ter por ele uma amizade muito perfeita, quando pensamos que somos amados por ele e quando temos a alma verdadeiramente nobre e generosa.

Quanto à devoção, o seu principal objeto é sem dúvida a soberana divindade, da qual não poderíamos deixar de ser devotos quando a conhecemos como se deve conhecer. Mas também podemos ter devoção pelo nosso príncipe, pelo nosso país, pela nossa cidade, e mesmo por um homem particular quando o estimamos muito mais que a nós mesmos. Ora, a diferença que há entre esses três tipos de amor se manifesta principalmente pelos seus efeitos; pois, como em todos nos consideramos juntos e unidos à coisa amada, estamos sempre dispostos a abandonar a menor parte do todo que compomos com ela, para conservar a outra.
Isto nos leva, na simples afeição, a sempre nos preferirmos ao que amamos; e, na devoção, ao contrário, a preferirmos a coisa amada e não a nós mesmos, de tal forma que não hesitamos em morrer para a conservar. Frequentemente se viram exemplos disso, nos que se expuseram à morte certa para defender o seu príncipe ou a sua cidade, e mesmo às vezes pessoas particulares às quais se tinham devotado por inteiro.

(René Descartes)




Um comentário:

  1. Bom dia, Profa querida.
    Hoje trouxe uma recordação que você postou em minha comunidade no dia 11/09/2009.

    Profª Lourdes Duarte - 11 de outubro de 2009 -

    Ivaneide

    Tem gente que carrega nos olhos,
    O brilho das estrelas.
    Nos lábios um imenso sorriso.
    Na alma a luz do sol e um coração repleto de bondade...
    Estas pessoas eu chamo de simplicidade.
    Gosto de gente simples assim,
    Aquelas de bom dia, boa tarde e boa noite,
    Quando nos falam sentimos abraçados por elas,
    Porque tecem palavras de conforto.
    Por onde passam espalham luz e
    Trazem consigo o rótulo da humildade.
    Ao lado delas somos importantes
    Elas nos fazem sentir gigantes.
    São feitas de essência de Deus
    Pessoas de personalidade, porque a verdade
    Só tem um jeito de “ser”.
    São tão especiais, que quando estão longe,
    A gente quer perto, quando estão pertos
    A gente as quer pra sempre.
    Gosto de gente “simples assim”
    Te gosto muito em CRISTO
    Lourdes

    Assim é você minha querida!!

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/