MEUS SEGUIDORES

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

MENSAGEM DO DIA 06-12-2014 " O PODER DA SOLIDARIEDADE"



O PODER DA SOLIDARIEDADE



A solidariedade serve para mostrar que não somos uma ilha e não podemos viver isolados. É possível vivermos sem a ajuda de pessoas por algum tempo ,mas, impossível todo o tempo. Somos interdependentes.
 Os eventos trágicos que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro servem para nos mostrar que precisamos uns dos outros.

Talvez alguém que menosprezamos e desvalorizamos seja a nossa salvação. Talvez essa pessoa tenha a corda para arremessar em nossa direção e nos salvar da destruição iminente. No momento da crise é que se vê o que realmente tem valor. Desentendimentos, preconceitos, a cor a pele, diferenças, rótulos, posição social, etc. Tudo fica sem importância.

Somos dependentes do momento que somos gerados ao momento que morremos. Precisamos de alguém para nos nutrir quando na fase de gestação. Precisamos de alguém para nos retirar do ventre da nossa mãe ao nascermos e assim prossegue por toda a nossa vida. Nossos pais, cônjuge, parentes, amigos, professores, enfermeiros, médicos, colegas de trabalho e mais uma lista interminável de indivíduos que no decorrer da nossa história estenderam a mão para nos auxiliar.

A outra característica da solidariedade é a compaixão. A capacidade de sentir a dor do próximo, ver seu estado de desespero e estender a mão para ajudar. O sentimento de compaixão, por si só já é incrivelmente lindo, contudo, sem a ação é incompleto. Na solidariedade está a compaixão em ação.
A solidariedade via de regra é um processo reativo. Uma resposta a eventos catastróficos e a calamidades. Contudo o verdadeiro poder da solidariedade deveria estar na ação preventiva. A compreensão de que somos irmãos e responsáveis uns pelos outros certamente ajudaria a prevenir calamidades. Quantas lágrimas e prejuízos seriam evitados com uma ação solidária preventiva.

 A união de indivíduos, organizações não governamentais e do poder público através da educação, prevenção e respeito ao meio ambiente podem evitar que tenhamos a repetição de tragédias semelhantes no futuro.

Como diz o sábio Salomão: “O prudente vê o mal e se esconde: mas os insensatos passam adiante e sofrem a pena.”


(Moyses Ferreira)

4 comentários:

  1. linda mensagem , amiga passando pra lhe desejar um mega 2014 com muitas vitorias bjkas!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde amiga!
    É muito triste ver nossos irmãos sofrendo, mas é gratificante ver
    a solidariedade das pessoas ajudando uns aos outros, fazendo a
    vontade de Deus.

    Feliz semana junto a sua família!
    Beijinhos no seu ♥

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Lourdes.
    É maravilhoso praticar o que jesus nos ensinou,praticar o amor ao próximo.
    Há solidariedade tem que existir sempre,
    Belo texto.
    Uma linda semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/