MEUS SEGUIDORES

quarta-feira, 10 de abril de 2013

A ÁGUA ELEMENTO VITAL E INDISPENSÁVEM PARA A SOBREVIVÊNCIA...





A ÁGUA  ELEMENTO VITAL E INDISPENSÁVEL PARA A SOBREVIVÊNCIA...




       A  água é um elemento vital indispensável para a sobrevivência e de certa forma a existência dos seres humanos e de todos os seres vivos de maneira geral. A água é essencial para quase todas as atividades do cotidiano do ser humano, a higiene pessoal e a higiene do ambiente em que vivemos é um exemplo claro disso. Sendo um dos principais elementos para a vida no nosso planeta, dai à frase “água fonte de vida“.

A água transporta pelo nosso organismo os nutrientes e os detritos celulares resultantes dos processos metabólicos. A água transporta também outras substâncias, como hormonais, enzimas e células sanguíneas.

  • . A água transporta pelo nosso organismo os nutrientes e os detritos celulares resultantes dos processos metabólicos. A água transporta também outras substâncias, como hormonais, enzimas e células sanguíneas.
  • A água é um excelente solvente e meio de suspensão, muita substâncias dissolvem-se ou chegam mesmo a estar suspensas, permitindo que existam reações químicas para formar novos compostos. Estas propriedades facilitam também a eliminação das toxinas acumuladas no nosso organismo através da urina.
  • Outro dos benefícios da água tem a ver com o seu efeito lubrificante nas nossas articulações. A desidratação nas cartilagens provoca movimentos abrasivos quando existe qualquer movimento ósseo resultante de uma deficiente hidratação das extremidades ósseas.
  • A água é um dos reguladores de temperatura do nosso organismo.
  • A água é essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção assimilação e de excreção.

       Distribuição da água no nosso organismo.

A quantidade de água que existe no nosso corpo varia com a idade, sexo, massa muscular e com a percentagem de tecido adiposo. Em pessoas saudáveis as variações da quantidade de água no corpo surgem no crescimento, aumento ou perda de peso, durante a gravidez e lactação. O total de água corporal varia de pessoa para pessoa, sendo esse valor afetado por diversos fatores, como:

  • Massa muscular: De 70% a 75% do peso corporal nos adultos é constituído por massa muscular, sendo esta constituída por 73% de água.
  • Tecido adiposo: A percentagem de tecido adiposo no nosso organismo vai dos 10% aos 40% ou mais, contendo apenas 30% de água. Por aqui se percebe que quando a percentagem de tecido adiposo aumenta no nosso organismo diminui a percentagem de água no mesmo. Para as pessoas que pretendem reduzir a quantidade de massa gorda no seu organismo à importância da água é fundamental sendo a mesma responsável pelo maior numero de fracassos de perca de peso, isto porque no metabolismo da gordura o organismo produz água, sendo que para cada 500 g de gordura degradada, cerca 550 g de água repleta de resíduos são produzidos. Para que essa água seja eliminada, evitando-se a sua retenção, há necessidade de se ingerir mais água, porém limpa, sem resíduos, para proporcionar o equilíbrio hídrico do organismo, garantindo o seu funcionamento de forma saudável dai a importância da água para perde peso. Sem uma hidratação adequada, o corpo fica inchado porque a concentração de sódio aumenta e é preciso compensá-la com retenção de líquidos. Para manter a hidratação do nosso corpo são necessários, no mínimo, 8 copos grandes de água por dia (cerca de 2 litros).
  • Cérebro: Este será o maior choque para todos, pois o nosso cérebro é constituído por 85% de água e é por este motivo que existem muitas dores de cabeça que deixariam de existir com um pouco mais de água, principalmente nas mulheres. Não existindo água suficiente para o seu funcionamento o cérebro recorre ao intestino para repor a quantidade em falta, fantástica a forma de funcionamento do nosso organismo.
  • constituídos por Pulmões: 80% água.
  • Rins: 80%. Sangue: 79%.* Coração: 77%.

Tipos de água

Existem várias tipologias de água, das quais destacamos as seguintes: Água doce :A água que existe nos rios, lagos e ribeiras e que possui uma quantidade de sais bem inferior à água do mar. Após tratamento adequado (ver pág. 20) podemos consumir esta água. Água salgada:A água do mar e que possui uma grande quantidade de sais dissolvidos, em especial o cloreto de sódio, vulgarmente conhecido como sal de cozinha. Não podemos consumir esta água. Água destilada :A água constituída, exclusivamente, por hidrogênio e oxigênio. Origina-se na natureza quando se forma a chuva, ou é produzida em laboratório. Esta água é imprópria para consumo uma vez que não possui os sais necessários ao organismo humano. Água mineral :A água que dissolve uma grande quantidade de sais minerais adequando do seu percurso pela natureza. Normalmente, adquire cheiros, cores e gostos característicos o que permite classificá-la em vários tipos. São-lhe conferidas propriedades terapêuticas. Água poluída :A água que apresenta alterações físicas, tais como cheiro, turgidez, cor ou sabor, logo é uma água imprópria para consumo. Água contaminada :A água que contém agentes patogênicos vivos, tais como bactérias e substâncias tóxicas. Água potável: A água que pode ser consumida sem riscos para a saúde. Água salobra: A água que contém grandes quantidades de substâncias dissolvidas que lhe conferem um mau sabor e, por vezes, um aspecto turvo; Água inquinada :A água que contém microorganismos nocivos à saúde, pelo que este tipo de água pode ser um importante veículo de transmissão de doenças.
QUAL A FORMA DE TRATAMENTO DA ÁGUA?...
Felizmente, nosso conhecimento sobre a natureza da água tem avançado rapidamente.
Os problemas mais frequentes têm sido estudados intensamente e atualmente, conhecemos os sintomas, as causas e as soluções para os problemas da água. Para garantia da população, a água é tratada nas estações de tratamento de água, através de processos diversos, como veremos a seguir. Numa Estação de Tratamento (ETA), a água é coletada dos mananciais se transformando em um produto potável, pronto para ser consumido sem riscos à saúde. No processo são utilizados equipamentos especiais e reagentes químicos próprios para remoer as impurezas. Basicamente, o tratamento consta das seguintes fases: DECANTAÇÃO, FILTRAÇÃO E CLORAÇÃO. Inicialmente a água é levada para tanques de decantação, onde é misturada com alumina e hidróxido de cálcio e fica em repouso várias horas. Quando sai dos tanques de decantação, a água já está livre da sujeira mais grossa. Em seguida, passa por filtros de cascalho areia e carvão. Ao sair dos filtros, a água já parece completamente limpa, mas ainda não é potável, pois contém muitos micróbios, que podem causar doenças. Para matar os micróbios, mistura-se à água uma substância gasosa chamada cloro. Depois de clorada a água pode finalmente ser usada sem perigo à saúde. Em algumas estações, o cloro é adicionado antes que a água passe pelos filtros. Além desses três processos, também se adiciona flúor com a finalidade de fortalecer os dentes e evitar a incidência de cáries. Sua utilização difundiu-se apesar da oposição de algumas autoridades sanitárias (o mesmo princípio deu origem às pastas de dente com flúor).


POR QUE DEVEMOS ECONOMIZAR ÁGUA

       Muitas pessoas se perguntam constantemente, sobre o porquê de economizar água, já que nosso planeta é ? de água. Até encontramos em alguns lugares, como revistas, livros e jornais, brincando que nosso planeta Terra, deveria ser chamado de planeta Água.
Mas sua pergunta é fácil de ser respondida. Há realmente uma grande quantidade de água em nosso mundo, porém a grande maioria é água salgada ou água que não pode ser aproveitada. Apenas 0,01 de toda a água doce podem ser aproveitadas, é água potável. Por isso é preciso economizar, para que futuramente nossos filhos não sofram por falta de água.
Para você ter  ideia de como é pouco a água potável disponível em nosso mundo, veja um simples exemplo: Imagine que toda a água de nosso mundo, fosse concentrada dentro de uma caixinha de leite, de um litro. De toda essa água apenas uma xícara (de café), é água doce, e dessa xícara, apenas algumas gotas podem ser aproveitadas pelo homem, que é a água potável.

Economize água, pois ela é a nossa fonte de VIDA, e sem ela é impossível que qualquer ser vivo possa sobreviver.




Fontes de pesquisas:


https://groups.google.com

https://groups.google.com/forum

http://www.dicasfree.com/

2 comentários:

  1. Sem a água provavelmente não existiria a vida... amo água!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Emanuel, a água é indispensável, é um liquido precioso que devemos economizar muito. Obrigada pela visita, volte sempre.

      Excluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/