MEUS SEGUIDORES

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

MENSAGEMJ DO DIA 23-11-2012 " A ÁRVORE DO PROBLEMA"



                  
                                 A Árvore dos Problemas

"...Geraldo estaciona o carro em frente à sua casa, junto a Nóbrega, amigo solitário que convidara para jantar. Quando passam pelo jardim que antecede à porta de entrada, num gesto inusitado, Geraldo aproxima-se de um Ipê e além de o abraçar, começa a dizer palavras que Nóbrega não consegue ouvir. Após aproximadamente um minuto, toca os galhos da árvore como a pendurar objetos invisíveis e Nóbrega, contendo a curiosidade, prefere nada perguntar.
Agora junto aos filhos e Esposa parece outra pessoa, sorridente e amoroso, deixando a impressão de quem teve um dia 'Maravilhoso'.
Após o jantar, os dois amigos se dirigem à varanda da casa e após conversarem na intimidade da boa amizade, sentindo-se à vontade, Nóbrega pergunta ao amigo sobre o gesto inusitado junto à árvore, que vivenciara na passagem pelo jardim.
- Ah! Você se refere à árvore dos problemas? Pergunta Geraldo.
- Acho que ...
- Resolvi que toda vez que chegar em casa trazendo os problemas de toda ordem, pendurá-los-ei na árvore dos problemas! E desde que passei a fazê-lo, tenho sido outra pessoa na convivência doméstica, assim como você presenciou hoje. E sabe o mais curioso? Toda vez que saio para o trabalho, passo na árvore para os pegar de volta e muitos deles já não estão mais lá..."
Numa análise superficial, a narrativa acima parece ser o roteiro perfeito para a paz no lar. Mas qual será o Geraldo verdadeiro, o problemático do dia-a-dia ou alegre da vida doméstica? Com quem será que ele desabafa dos seus problemas? Com Nóbrega, o seu melhor amigo?
Com receio de não sermos amados pelo que somos, escondendo nossa 'sombra', vivemos muitas vezes personagens adequados às exigências de onde convivemos, desconhecendo que PAZ, não é ausência de problemas e sim um 'estado íntimo' de consciência tranqüila. Porque não dialogar a respeito das nossas dificuldades, anseios, medos, etc. com os nossos familiares? Porque não fazer deles os 'nossos melhores amigo(a)s'?
Não querendo que seus filhos 'sofram', muitos pais os protegem exageradamente, fazendo com que eles mais tarde, 'sozinhos' frente aos problemas da vida, não saibam como agir.
Dialogar profundamente com nossos entes queridos, falando cada um dos seus sentimentos e anseios, é descobrir um novo mundo de amizade, admiração e amor maravilhosos. É desvendar o ser verdadeiro, não permitindo que sejam projetadas e cobradas, atitudes e elevação que ainda não temos. É sermos amados por aquilo que somos!
Como em nosso lar estamos mais próximos daquilo que realmente somos, no sentido real da palavra, são os nossos familiares os melhores conselheiros para nossa auto-descoberta.
Vale refletir...


Fonte de pesquisa: Caminhyos de Luz  http://www.caminhosluz.com.br/
Imagens: Cópias do Google

13 comentários:

  1. Amiga que lindo conto e que mensagem de reflexão maravilhosa nos passou! Vou colocar uma árvore dessas aki em casa rsr Adorei! Desejo um final de semana bem tranquilo e cheio de paz! Bjooooss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá kellen! è sempre maravilhoso te ver aqui comentando, deixando suas releoes. Obrigada volte sempre, irei retribuir sua visita estou curiosa com as novidades da viagem. Bjus

      Excluir
  2. Lourdes!
    Família é tudo em nossas vidas e podemos ser quem realmente somos. Vale uma reflexão profunda o texto, parabéns!

    Adorei receber sua visita, é como se o arco íris brilhasse no meu dia ,obrigada! Retribuo sua atenção com todo meu carinho!

    "Dê mais às pessoas, MAIS do que elas esperam, e faça com alegria. Lembre-se de que seu caráter é seu destino." (Dalai Lama)

    Passando para desejar um final de semana repleto de alegria!!!

    Blogueiras Unidas 1275!

    Luz , paz e amor no coração!
    Cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy! Fico feliz com tua visita, obrigada!! Adorei seu comentário, e este pensamento de Dalai e Lama, ela é um grande pensador. Volte sempre, será um prazer. Fica na paz de Deus uma linda noite.Bjuss

      Excluir
  3. Boa tarde amiga Lourdes!!!
    Um texto de ótima reflexão. Augusto Cury em seus livros sempre gosta de falar com a natureza...mas não deixa de lado a família.
    Aproveito o momento para te convidar:
    PARA O "SAFARI VIRTUAL DAS BLOGUEIRAS UNIDAS".
    O SAFARI SERÁ EM NOSSO BLOG DE INTERAÇÃO, NOS DIAS 24/11 E 25/11. SERÁ MUITO DIVERTIDO E ESPERAMOS SUA PARTICIPAÇÃO!
    ABRAÇOS DE URSO!

    Espero nos vermos mais vezes...
    Tenha dias felizes...
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida Beatriz obrigada pela visita e por deixar lindo comentário. Com certeza irei participar desta novidade, Safari virtual!! Obrigada me esperem. Bjuss

      Excluir
  4. Oi Lourdes querida tudo bem??
    Obrigada pela mensagem que voce deixou no blog! Gostei muito viu?

    Olha onde está o post do meme de incentivo a leitura? quero divulgar no face! bjoooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida Irinia, obrigada pela visita, passari lá e deixarei o link, mas está na lateral do blog. Bjuss

      Excluir
  5. Lourdes, parabéns pelo blog. Você tem escritos lindos!


    Visite:
    http://ricardosenee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Ricardo, obrigada pela visita, fico feliz que gostou deste espaço que cuido com carinho. Fui retribuir a visita, mas seu blog tem o perfil bloqueado.Fica com Deus.

      Excluir
  6. Obrigada pelo carinho de sempre.
    Tenha um fim de semana Abençoado.
    Bju
    Toninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Toninha! Obrigada pela visita, é sempre em prazer te ver aqui. Bjuss um final de semana abençoado.

      Excluir
  7. Sim, quem nos conhecem de verdadeiramente é nossa família por que é em nossa casa que mostramos quem realmente somos. bjs obrigada pela visita e o cometário, fiquei muito feliz por sua presença.

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/