MEUS SEGUIDORES

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

14 DE NOVEMBRO, DIA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO.






Comemoramos, no dia 14 de novembro, o Dia Nacional da Alfabetização. Esta  data é muito importante porque nos faz lembrar o quanto a   Educação é significativa  para o nosso Brasil. O dia 14 de novembro foi escolhido por ser a mesma data da criação do antigo Ministério da Educação e Saúde Pública, em que uma das metas era promover o ensino primário e combater o analfabetismo no país.
Aprender a ler e ecscrever nos ajuda a decifrar o mundo( paulo Freire)

No Blog Diário de Pernambuco, tem a seguinte publicação:
Saber ler e escrever é algo indispensável para a nossa vida. É através da leitura que entendemos melhor os diversos códigos da nossa sociedade e, principalmente, ampliamos nosso conhecimento. Hoje (14), comemoramos o Dia Nacional da Alfabetização.

Infelizmente o Brasil ainda é um dos países onde nem todo mundo tem acesso a uma educação de qualidade e o indice de analfabetos segundo o IBGE, ainda é altíssimo.

       Segundo a constituição brasileira, o direito de ser alfabetizado é algo indiscutível. Afinal de contas, todas as crianças e adultos precisam ter  as mesmas chances de exercer a sua cidadania. http://www.diariodepernambuco.com.br

  Conforme  este artigo do Diário de Pernambuco nos lembra  que a Constituição brasileira é clara quando no artigo 205 diz:
 “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) define no Art. 32 que o Ensino Fundamental tem como objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
  1. O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  2.  A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  3.  O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  4.  O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Não há desenvolvimento econômico e social sem educação: pesquisas mostram que a alfabetização constitui motor para a expansão econômica. E a escola é o melhor lugar para se adquirir conhecimentos sistematizados e significativos. 
Alfabetização é o processo que faz com que a pessoa se torne capaz de ler, escrever e compreender um texto.
     Conviver com estímulos em casa como livros, vídeos, músicas, estimulam a curiosidade, a sonoridade e o desenvolvimento da criança para além do que a escola oferece.
Existem diversos métodos para alfabetizar crianças, jovens e adultos. No Brasil, os mais utilizados são o método global e métodos tradicionais, como o alfabético-silábico e o fônico. Por outro lado, muitos alfabetizadores brasileiros, das redes pública ou privada, preferem a teoria do construtivismo como base para a alfabetização. Qual o melhor caminho para ensinar a ler e escrever? O melhor caminho é aquele que alfabetiza e torna o individuo leitor  fluente. A escola desenvolve o seu papel, mas alguns estudiosos na área da educação escolar afirmam que a participação dos pais no processo de aprendizagem e alfabetização da criança servirá de apoio para o desenvolvimento do caráter e das atitudes quando o seu filho for um adulto.

Escolher um ou outro método para alfabetizar é uma opção cujo grau de dificuldade aumenta principalmente quando se depara com a enorme diversidade socioeconômica e cultural de um país como o Brasil.

"Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda".
Paulo Freire


Fontes de pesquisas:
http://www.colegionovoespaco.com/
 http://www2.guiasjc.com.br/ta-bombando/h
 http://literatura.moderna.com.br
Imagens: Cópias do Google

2 comentários:

  1. Um tema sempre importante a ser debatido ,especialmente no Brasil! Lindo feriado!beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chica! Obrigada pela visita e por deixar comentário. Bjuss uma linda noite.

      Excluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/