MEUS SEGUIDORES

domingo, 10 de junho de 2012

PROJETO A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

***********************************************************************
ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO
PROJETO: A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA  NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TURMA 2º NORMAL MÉDIO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO INFANTIL
PROFESSORA: MARIA DE LOURDES DUARTE.





JUSTIFICATIVA
       O referencial curricular da Educação infantil orienta o trabalho com seis eixos. São eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e Matemática
      A música consiste numa linguagem capaz de “expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos”. Ela esta presente em várias culturas e consiste numa importante forma de expressão humana.
Ainda, a musica esta presente na nossa vida diária e desde cedo as crianças entram em contato com ela, aprendendo e atribuindo a música significados culturais. Vale lembrar que ela integra aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos daí a importância do trabalho com este eixo e desde que
se estuda a história da humanidade, tem-se observado que a música sempre fez parte da vida do homem. Em qualquer parte do mundo, em todas as épocas, a música e o homem sempre viveram juntos. Podemos suprir que no principio, o homem reproduzia os sons que ouvia na natureza, como o vento forte e seu sussurrar nas folhagens, a água dos rios, o estalar dos galhos, o canto dos pássaros e tantos outros não só com a intenção de imitá-los, mas também porque essa era a música que ele conhecia.





      A música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.
        A Música faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga, era considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos. É necessário que o professor desenvolva a música em vários momentos do dia, porém não de forma rotineira e automática. 





        Devemos dar à criança oportunidade de viver a música, apreciando, cantando e criando sons. Através da musicalização os alunos ampliam suas relações com o espaço natural ou construído, até mesmo se expressando a partir de seu esquema corporal, não percebendo que assim, estará transferindo os elementos expressivos encontrados nos estímulos sonoros das composições musicais.





        As cantigas fazem parte da nossa infância e é nosso dever como educadores preservá-las, incentivando nossas crianças a cantá-las, brincarem com elas. Elas não devem servir apenas para alfabetizar, as cantigas devem fazer parte do cotidiano da sala de aula. E por isso, por ser um texto memorizado, é que elas podem servir como textos auxiliares para alfabetização.


       O lúdico deve estar presente nesta fase da criança, a Educação Infantil  é a base e esse período deve ser vista, como algo prazeroso por ela, e não com exercícios cansativos e repetitivos de cópias e sem significado.
        Este projeto é importante porque procura mostrar que o trabalho com músicas na Educação Infantil, não é para que no futuro se tenha grandes talentos cantores, mas que através da música possa despertar nas crianças o gosto pelos estudos e pela  permanência na escola como um             espaço prazeroso, alegre e feliz.





OBJETIVOS:
• Interpretar musicas  diversas;
• Participar de brincadeiras, jogos cantados e rítmicos;
• Cantar musicas diversas;
• Reconhecer sons graves e agudos;
• Explorar, repetir e reproduzir sons vocais e não vocais como: imitar sons da natureza, carros, aviões, telefones, animais e outros;
• Reproduzir ritmos aliados a palmas, batida dos pés, instrumentos musicais e melodias;
• Aprender a cantar músicas relacionadas aos temas desenvolvidos e outras canções folclóricas e populares;
• Movimentar-se espontaneamente ao som de musicas com ritmos variados.
     _ Desenvolver habilidades como:
        Socialização, expressividade e percepção espacial e raciocínio lógico.
_Formação de hábitos:
• Atitudes/ comportamentos
• Comemorações (datas)
• Memorizações de conteúdos como n.º e sequência matemática
• Desenvolvimento do senso rítmico com a formação do desenvolvimento motor, auditivo e do domínio rítmico.


Musicalização :

Ouvir musica, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos são atividades que despertam e estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical.
Daí deve ser produzida, apreciada e refletida pelas crianças.
Vale lembrar que a produção deve estar centrada na experimentação e na imitação, tendo como produto a interpretação e a improvisação.
Este eixo não deve ficar isolado das outras áreas mais integrado, visto o contato estreito e direto com as demais linguagens (movimento, expressão corporal, artes visuais...)

O que deve ser explorado nas atividades com musica:


Sons graves/ agudos: voz fininha e voz grossona
Sons fortes/ fracos: altura
Sons curtos/ longos: duração
Anão e o gigante:
Voz de gigante é grave/ de anão é agudinha
Gigante pisa forte/ anão pisa Le vinho
Voz de gigante é grave/ de anão é agudinha
Porque gigante é grande/ anão é miudinho
Voz de gigante é grave/ de anão é agudinha
Gigante anda lento/ anão vai ligeirinho



  Gosto muito de trabalhar com projetos, as aulas ficam mais dinâmicas e a interação dos alunos é total , isso é o que faz a diferença na sala de aula e o resultado positivo é gratificante. Alunos aprendendo, participando ativamente das aulas e felizes!
    Esta jovem é a  Diretora Adjunta,  pedagoga e especialista como eu, comungamos das mesmas ideias e  me apoia nos projetos pedagógicos).


12 comentários:

  1. Belo trabalho, estou muito feliz !!!
    Pessoas inteligentes,preocupadas com nossos pequenos não podem ficar no anonimato. Parabéns!!!
    Sucessoooooooo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada a você que participa cpmentando, fico feliz que gostou. Volte sempre esse cantinho é nosso.Abraçoss

      Excluir
  2. estou feliz em saber que ainda existem professores que se preocupam em educar além da simples alfabetização com letras, claro que é necessário, mais hoje estamos em pleno século XXI, quanto mais os dias mudam também é preciso mudar as táticas de ensino é preciso rebolar em uma sala de aula pra tornar o repasse dos conteúdo bem mais divertido. eu sou músico e as minha s aulas quase a maioria delas são através da musica, tanto músicas infantis, como outras, como evángélica e outras mais, e estou tendo bastante resultado isto prova que a aprendizagem se dá de varios ângulos do contidiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Elivaldo pela visita e por deixar um comentário que é mesmo uma avaliação cheia de elogios. Volte sempre, parabéns pra você que também procura inovar e valorisa a sua profissão. Volte sempre

      Excluir
  3. olá!! sou jeferson de lima professor de cavaco e violão meu sonho é fazer projetos de musicas em escolas sou professor de musica do CAT recreio (terrerão) estou aguardando propóstas. contato 021 86613261 obrigado!!

    ResponderExcluir
  4. EU sou professora do ensino infantil amo amusica adorei........ moro nacidade de camocim- ce e ensino na escola joao pascaol de melo Lu

    ResponderExcluir
  5. http://www.marceloeducarcantando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Marcelo e estou pesquisando a musica infantil na formação do caráter da criança. A mídia está despejando no terreno da mente infantil um vendaval de imundícias que influenciará muito no futuro cidadão. A escola precisa de se inteirar nesta área e compreender os benefícios da música na formação ética, cultural e moral da criança. Sou compositor e lancei um CD com duas adaptações além de dezoito canções de minha autoria. Fiz uma adaptação do poema passarinho, passarinho com uma melodia lindíssima que vale conferir. Todas as canções do CD CAIXA DE BRINQUEDO trabalha as boas maneiras. Confira no blog http://www.marceloeducarcantando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá professora me chamo ANALU e estou terminando a faculdade de pedagogia adorei seu projeto.para meu tcc escolhi música e literatura na educação infantil será que nao vou me confundir muito com os dois temas?

    ResponderExcluir
  8. Adorei este seu trabalho contribuiu muito para minha monografia parabéns

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns seu trabalho é maravilhoso!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua Opinião é Muito Importante!
Colabore! Abraços Lourdes Duarte.