MEUS SEGUIDORES

domingo, 10 de junho de 2012

PROJETO DIGA NÃO AS DROGAS RESGATANDO A CIDADANIA.

ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO- BOM JARDIM PE.


PROJETO:DIGA NÂO AS DROGAS RESGATANDO A CIDADANIA
Organização e Coordenação:
Professora e alunos do 1º Normal Médio 


PARTICIPAÇÃO: Equipe Gestora, Professores,Alunos, Coordenadores e todos que fazem a escola. 




FOTOS DOS ALUNOS  NA CULMINÂNCIA DO PROJETO.









 (  Fotos:   DIRETORA DA ESCOLA, Danielle Monteiro, professores , convidados Palestrantes e  Psicóloga do CREAS e alunos da escola)






PROJETO: “ Diga não as Drogas resgatando a cidadania”.

INTRODUÇÃO:
O uso das drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é algo simples de se conviver.
            Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos, e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual as drogas exercem um forte atrativo.
            Faz-se necessário, portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais, professores e toda a comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
            O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.
            O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas com os jovens, uma vez que diagnosticamos alunos usuários dessas substâncias. Daí a preocupação de toda comunidade escolar em trocar  informações sobre o assunto e conscientizar os educandos  sobre as consequências do uso de drogas.
            A escola como formadora de cidadãos é um espaço propicio para tratar desse tema de forma interdisciplinar e transversal, uma vez que tem o dever de  educar resgatando a cidadania.

OBJETIVOS:

- Envolver alunos, professores e todos que fazem a escola, de modo que compreendam que as drogas estão presentes no meio social e que a escola não deve ficar alheia ao problema.
-  Diagnosticar o índice de  alunos,  jovens e adultos - envolvidos com drogas.
- Orientar as  famílias  para um diálogo aberto com seus filhos.
-  Mobilizar a opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta, apresentando atitudes preventivas relacionadas ao uso indevido das drogas.
  - Estabelecer parcerias com os diversos segmentos da sociedade como (polícia militar, assistentes sociais, psicólogos, Conselho Tutelar, Técnicos do CREIAS, CRAUD e outros).

 
DESENVOLVIMENTO:

1º- Diagnóstico dos alunos envolvidos com drogas licitas e ilícitas;
2º -   Organização de material  escrito para panfletagem durante a execução do projeto, mobilizando toda comunidade;
3º. Visitas e entrevistas com diversos segmentos da sociedade  Delegacia (Sargento da Polícia Militar, CREIAS, CLAUDE, Psicólogos e outros)
4º - Divulgar e trocar informações com internautas em relação ao tema.
5º - Escrever peças teatrais a ser apresentada na culminância do projeto.
6º- Organizar questionários para entrevistas com os colegas a respeito do que pesam em relação ao uso indevido das drogas.
7º - Debates em sala de aula.
8º - Palestras com pessoas diretamente ligadas à área a ser trabalhada.
 (médicos, psiquiatras, psicólogos, ex dependentes químicos.

            Durante a culminância do Projeto, além da participação de todos que fazem parte da escola, os pais e responsáveis foram convidados para tomar parte do evento. Conhecendo mais profundamente o tema, escutando profissionais da área, assistindo a vídeos educativos e debatendo em plenária sobre o problema.

 ( Vídeos apresentação  para os alunos e pais presentes no evento)
( ALUNA CICLEIDE DUBLANDO MÚSICA DE EMILY HOUSE) 


(Aluna CICLEIDE caracterizada de Emile House)

 ( Diretora Danielle, dando apoio total ao Projeto)






 ( Palestrante do CREIAS, falando sobre drogas e as consequências do uso das drogas)













  CULMINÂNCIA DO PROJETO:

Para a culminância do projeto, foram convidados  pais, professores e alunos da escola.

O tema foi explanado pelos alunos, com exibição de vídeos, bem como palestras com A Psicóloga e o Representante Social do CREIAS.



- Apresentação de uma  peça teatral " Diga não as drogas", organizada pelos alunos, com base nas observações e depoimentos de ex drogados ou usuários em tratamento.



- Exposição de cartazes, textos  e murais informativos.

Observação:

Diversos trabalhos podem encerrar cada atividade, como teatros (fundamentados nas pesquisas  de diferentes autores); músicas, confecção de murais, explanação- seminário, apresentação para outras classes... Esta escolha ficará a critério de cada grupo e de cada escola,  o importante que todos que fazem a escola,  tomem conhecimento e participem.


Todas as fotos desta página são dos alunos da Escola Raimundo Honório, na vivência do Projeto, as mesmas encontram-se arquivadas como

9 comentários:

  1. Arrazou!!!
    O blog está lindo , continue sempre com esse capricho...
    Juliana Mendes - 3º Normal Médio

    ResponderExcluir
  2. Olá professora ,
    Excelente trabalho ..
    ***MARAVILHOSO***
    Um grande abraço: Marivalda - 3º Normal Médio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marivalda, minha queria aluna, os projetos são sempre um socesso porque vocês são alunos e alunas interssados por uma aprendizagem de qualidade. O mérito é de todos os meus alunos (as). Abraços.

      Excluir
    2. nossa o site é lindo continue assim que vocês vão muito longe...Ainda mais resgatando as pessoas das drogas...

      Excluir
  3. Juliana, fico muito feliz quando vejo uma aluna aqui no blog, fazendo boas leitura, comentando. Quanto aos projetos, sempre falo, eles só dão certo porque tenho bons alunos que querem aprender de verdade. Amo vocês, obrigada pela visita, volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. muitoo lindoo seu saite continue assim.

    ResponderExcluir
  5. Que belo trabalho vocês fazem querida, parabéns. Tenho certeza que frutos bons sairão dai. Beijinhos

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/