MEUS SEGUIDORES

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O QUE SÃO FÁBULAS?



O QUE SÃO FÁBULAS ? 

      Fábulas, assim como os Contos, são histórias curtas, menores que novelas (que são longas). São, grosso modo, histórias fantásticas cujos personagens são animais, os quais,  sentem agem e pensam como os seres humanos, recurso literário conhecido como antropomorfizarão. As fábulas, por serem uma das mais antigas maneiras de contar histórias edificantes, expressam e veiculam uma norma de conduta (moral da história) para sintetizar a essência humana, suas emoções e sentimentos. Contêm um fundo moral para a educação humana e criticam os valores da nossa sociedade.
            Como ritos de passagem nas etapas de desenvolvimento e cognição (busca do conhecimento e amadurecimento), auxiliam a criança a lidar com o presente, preparando-a para enfrentar a vida, a sair para a fase adulta, a entrar no mundo real. Por exemplo, futura separação da família (a criança terá que um dia sair do lar paterno), desagregação e desavenças familiares (desentendimentos com os pais, separação e divórcio). As fábulas são, enfim, uma ponte supranacional, ou seja, são historinhas provenientes de vários povos e culturas, transpostas do mundo animal para o humano, fazendo com que as crianças de todo o mundo vençam eventuais barreiras geográficas 

Fonte de pesquisa: www.fabulasecontos.com.br/?pg=descricao&id=264

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/