MEUS SEGUIDORES

segunda-feira, 11 de junho de 2012

CRÔNICA DE ANIVERSÁRIO.CHEGAR AOS 60 ANOS.


CRÔNICA DE ANIVERSÁRIO, CHEGAR AOS 60 ANOS.


“ Aniversário é um momento especial de renovação para a alma e o  espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano” ( Autor desconhecido.)
Nunca saberemos por que chegamos até aqui. Nas nossas andanças pela vida, só acumulamos lembranças. Das nossas atitudes herdamos as consequências e  galgamos muitas aprendizagens: com nossos erros e acertos. O passado, já passamos mesmo, o futuro... é daqui a pouco e damos graças a Deus pelo presente de estarmos vivos, porque muitos, mais jovens ,não tiveram a chance  de ver o sol nascer tantas vezes  quanto nós.
Faço aniversário hoje, chego aos sessenta anos! Nunca havia me ocorrido, mas há duas emoções distintas e contraditórias quando a gente comemora mais um ano de vida e principalmente quando alcançamos esta idade. Eu  percebo fortemente o peso da idade, talvez e pelos esquecimentos aleatórios, pelas  dores musculares, pelos meus  cabelos brancos e quase ausentes, porque não deixo aparecer,  pelas marcas na cara, essa idade não combina muito com a minha cabeça. O cotidiano me mostra que as contas do tempo estão certas, mas eu gostaria que estivessem erradas, pois meu espírito ainda é jovem.
Chegar aos 60 anos com a mesma garra nos trabalhos, com mais inteligência de quando era jovem, com muito amor no coração por minha família amigos e pela vida. Cheia de vontades de viajar conhecer  novos lugares, novas culturas, estudar, me divertir, manter e fazendo novas amizades.
Chegar aos 60 anos na esperança de um mundo melhor, sem guerras, sem discriminação, um mundo onde as crianças , idosos e animais são amados e respeitados,  um mundo sem poluição  um mundo com muito amor e paz e que as pessoas caminhem confiantes em Jesus para a realização de novos sonhos e na certeza que eles só virão a engrandecer sua história de vida.
Chego aos sessenta anos com dignidade, construindo a minha história sem medo de ler o enredo passado porque com os meus erros e acertos busquei acertar mais e errar menos.

Então é mais ou menos assim: é muito bom completar mais um ano de vida, poder agradecer a Deus por mais este tempo junto daqueles a quem a gente quer bem e amamos,  mãe, esposo, filhas, netas, manas, sobrinhos e sobrinhas , todos da família, colegas de trabalho, amigos e alunos e receber o carinho e o abraço de toda essa gente querida.

Mas depois de uma certa idade, somar mais um ano aos já tantos anos acumulados significa ficarmos mais velhos. E ficar velho significa, também, limitações, dependências, assistência médica mais constante e mais cara, o medo de morrer porque amo a vida, mas fazer o que é a realidade de todos. Na verdade não tenho nada o que me queixar, só agradecer a Deus por tudo que me tem proporcionado, pelo dom da vida, pelo ar que respiro, pela luz dos meus olhos, pela sabedoria , enfim por tudo porque a vida é um presente de Deus.
Como diz Sêneca:
"Quando a velhice chegar, aceita-a, ama-a . Ela é abundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um homem, Mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos anos, estes ainda reservam prazeres."
Afinal fazer aniversário é ter a chance de viver mais com a família,  fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas, ouvir o canto dos pássaros, sentir a brisa da manhã e ver o sol nascer e se pôr sentir o perfume das flores, andar na areia da praia, sentar e olhar o infinito, onde a mão de Deus se faz presente a todo instante.
Sorrir novos motivos e chorar outros, amar  mais o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes a DEUS.

Por isso e muito mais, só tenho que agradecer e pedir a Deus que se assim for a sua vontade, me presenteei com mais anos de vida, para que eu possa ser a sua serva e propagar o seu amor incondicional pela humanidade.



Abraços com carinho: Lourdes Duarte.

25 comentários:

  1. Querida amiga.

    Que o Espírito Santo te conceda o dom da sabedoria, do entendimento, do conselho, da fortaleza. E tudo que desejas possas receber da Santíssima Trindade.

    FELIZ NIVER!!! PARABÉNS!!! "FELIZIDADE"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida amiga IVANEIDE pelas felicitações e mensagens de carinho por conta do meu aniversário. Melhor que comemorar no dia do amigo é saber que tenho muitos amigos (as) especiais, próximos(as) ou distantes, mas sem dúvida, sempre presentes em meu coração.
      Que Deus lhe dê em dobro tudo que me desejas e que as bênçãos Divinas caiam sobre nós para que sejamos felizes.
      Ha! Parabéns pelo seu blog está lindo!!!, já sou sua seguidora. Volte sempre.

      Excluir
  2. Gratíssima por sua amizade, minha querida.

    Amém por todas nós.

    Desejo Chuvas e torós de bençãos para todo seu kit familiar.

    Beijos e obrigada por ser seguidora do meu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivaneide você é uma grande amiga!! obrigada pelas lindas palavras, volte sempre!! abraços.

      Excluir
  3. Professora, depois que fiquei viuva com quase 70 anos, com meus filhos casados e distantes, fiquei perdida, sem norte na vida, sem chão... Não queria deixar meu cantinho e não podia viver só, com a idade, vem as limitações. Meus filhos e netos querendo me levar e eu resistindo só, ai veio a depressão, sepre fui ativa trabalhando fora e na minha casa, aposentada e só. Chegando meu neto para passar tempo comigo, me ensinou a mexer no computador, fez um orkut, e eu gostei, quando estava só já não estava só. Ele mais uma vez confiou em mim que eu aprenderia mexer na internet, demori um pouco, era leiga, mas estou aqui e te descobri, linda jóvem e com a coragem de assumir para a vida seus 60 anos!! parabéns!! a velhice, nós é que fazemos serm maior, a pouco tempo eu estava velha, hoje renovei, sou capaz de aprender, inclusive a viver. foi professora por muito tempo só de crianças e com elas aprendi muito, elas não têm preocupações, pra que estarmos sempre preocupados, cada dia é um presente. Parabéns pelo seu blog e a sua crônica é uma lição. Parabéns por está na ativa, quando muitos jovens que nem começaram a trabalhar ja estão querendo aposenter-se. Abraços continue escrevendo coisas lindas, você é um presente de Deus. Amélia Silva sua adimiradora. desculpe o relato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Amélia, fiquei emocionada com tua linda história, você é um ser maravilhoso capaz de superar grandes problemas, você é uma vitoriosa e pode ter certeza Deus te ama muito. Espero que voltes ao meu blog outras vezez eu também tenho orkut e fecebook e neste mudo virtual tenho grandes amigas, com certeza você também tem por isso já não se sentiu tão só na vida. Amélia quero te lembrar uma coisa, quando os nossos problemas são grandes, Deus nos carrega nos braços, nunca estamos só, caso contrário não aguntaríamos.Volte sempre, quem sabe nos encontraremos no orkut, e sevoltar deixe comentários e se for possivel participe do blog. Abraços fica com Deus.

      Excluir
  4. Professora Lourdes, dia 28/02 próximo estarei completando 60 anos. Não sei o porquê mas estou lendo varios artigos sobre como se chega esta idade. Adorei sua crônica e realmente estou me sentindo como se a cabeça estivesse bem jovem mas o corpo não acompanha. É muito engraçado, pois tenho a certeza de que apos este dia serei idosa, não sei ate quando poderei atravessar uma rua sozinha, ou quem sabe pegar um ônibus só e ficar em pé ate o destino. Mas mesmo assim continuarei dando minha gargalhadas, alegrando quem estiver ao meu redor, fazendo com que do passado tenha boas recordações esquecendo as tristezas, agonias e as dificuldades desta estrada tão longa. Apesar de ter passado muito tempo do seu aniversario desejo que seja muito feliz e tenha muita saude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Edinet, cada fase da nossa vida devemos viver com dignidade, viver bem dentro das nossas limitações, mas sobretudo agradecendo a Deus pelo lindo presente que é a vida. Tinha estes mesmos pensamentos que os seus, ou seja medos. Completei 60 anos, continuo trabalhando , na ativa como professora, sou dona de casa e curto a vida. Enquanto voda tiver, peço a Deus saúde e mesmo com uma bengalinha se preciso for, amarei a minha vida, porque amo viver. Todos nós independente da idade, temos altos e baixo, mas independente da idade temos que sonhar e continuar lutando por nossos sonhos. Viva e celebre seus 60 anos, você está viva! se ame e agradeça a deus por este presente, pois cada dia é um recomeço. Abraços, obrigada pela visita e por este lindo comentário. Bjuss

      Excluir
  5. Professora Lourdes , gostei muito do seu depoimento sobre seus 60 anos ,e gostaria se ñ importasse colocar em meu face parte de seu depoimento pois me identifiquei muito com ele.Sendo atrasado mas mesmo assim te desejo toda felicidade do mundo .Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Estou chegando aos meus 60 e suas palavras sao exatamente o que sinto. Beijos em seu coraçao e que nosso bom Pai nos abençoe com saude para seguirmos em frente.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do seu depoimento, estou em meus 60 anos e me sinto exatamente assim, posso compartilhar? Achei o máximo!!!!

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/